Desde o dia 05 de janeiro de 2019, quando o desafio da maior competição de robótica do mundo foi lançado, a equipe tem trabalhado para alcançar o principal objetivo: participar com sucesso da regional de Quebec City, no Canadá, em abril.
Antes de qualquer coisa, a FIRST divulgou todos os detalhes da competição de 2019 em uma transmissão ao vivo, no qual o manual do jogo foi disponibilizado, chegando simultaneamente para todas as equipes do mundo. O evento é conhecido como kickoff, e se você tem interesse em saber mais sobre, basta acessar este post.
Logo no início da primeira semana, todos os integrantes leram o manual, para assim, participar da reunião com finalidade de decidir a estratégia do robô. Desta maneira todas as possibilidades propostas seriam analisadas baseado nas regras do jogo.
Em seguida, após a reunião de estratégia, foram iniciadas algumas atividades. Como desenho do robô e início da projeção e construção da arena de teste. Enquanto isso, os alunos da programação já estavam realizando os primeiros testes com o reconhecimento de imagem e estudavam a arena para melhorar o robô.
Enquanto está rolando as 6 semanas de Build Season já começamos a organização para o período da competição em Quebec. A equipe já organizou a estadia e transporte no local e os alunos que irão viajar se reuniram para regularizar vistos e passaportes.
E uma ótima notícia é de que todos que buscavam o visto foram aprovados!
Claro que atrás de todo este esforço, tem muitos fatores que nos motivam, um deles é o prêmio mais importante que estamos concorrendo: o Chairman’s.
Que o prêmio é muito importante já sabemos, mas por quê?
Ganhar ele significa ter melhor representado os princípios da FIRST, organização não governamental estadunidense que organiza a competição.
Ele foi criado para homenagear equipes que conseguem engajar sua comunidade disseminando e inspirando jovens a entrar no mundo das ciências e tecnologia.
Por isso, com a colaboração de outros estudantes da equipe a redatora, tradutora e o estudante capitão da área do marketing finalizaram o texto, que é um dos requisitos para concorrer à premiação, o qual foi revisado e corrigido juntamente com a elaboração de perguntas; vale lembrar que essa premiação pode nos qualificar para o mundial, que acontece em Houston, no Texas.
Durante esse tempo, a área da engenharia trabalhou duro para construção de protótipos, estudo de ideias, estudo das regras de construção, preparar o chassi a fim de acomodar todas as estruturas do robô, entre outras várias coisas.
No momento o chassi já está pronto, esperando os outros mecanismos para poder entrar em ação.
Por aqui você conseguiu acompanhar um pouco sobre as primeiras três semanas do processo de construção do robô.
Logo voltaremos para informar sobre as próximas. Fique ligado também nas nossas redes sociais e no nosso canal no youtube, no qual estamos postando os vídeos semanais.
Obrigada pela leitura e até a próxima!