Pelo segundo ano consecutivo nossa equipe teve o prazer de participar do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI) e organizar o II Torneio de Robótica de Lego, ministrar oficinas, apresentações e muito mais!
O evento que é sempre organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), aconteceu esse ano pela primeira vez na cidade de Chapecó, que é localizada no oeste de SC.
Tem interesse em saber com detalhes o que nós, da FRC5800, fizemos por lá? Então, não perde tempo e continua a leitura!!
O evento:
O evento é uma grande inovação para uma região que não tem a oportunidade de vivenciar experiências tecnológicas como essa todos os dias. Chapecó tem um grande número de indústrias mas ainda não é um polo tecnológico, diferente da capital, Florianópolis.
Mas ele surpreendeu com seu tamanho e organização. Conseguiu reunir centenas de projetos desenvolvidos nos câmpus do IFSC e contou com a cobertura das maiores redes de TV de Santa Catarina.
A gente aqui da Magic Island, até ganhou 5 minutos de fama e apareceu em reportagens da NSCtv, SBT e Ric tv.
Torneio de lego:
Uma das maiores atrações foi sem dúvidas o II Torneio de lego, por mais que ele tenha durado somente dois dias, a preparação começou muitos meses antes!
Se adentrando no tema “Mundo digital e futuro do trabalho” do SEPEI 2019, o torneio propôs a temática “Indústria 4.0”. O objetivo da competição era que as equipes inscritas construíssem uma empilhadeira autônoma feita com a plataforma LEGO MindStorms.
Os robôs tinham que cumprir os desafios expostos pela arena que simulava uma distribuidora de produtos e era repleta de interações, como carga e descargas de pallets, locais apropriados de operação e linhas de circulação, entre várias outras.
Cada interação valia uma pontuação, sendo ela positiva ou negativa:
No primeiro dia os participantes tiveram que apresentar, em até 5 minutos, o PITCH, apresentação que trazia a solução de algum problema do cotidiano que possa ser resolvido com a Indústria 4.0.
Após as apresentações as equipe tiveram acesso a arena de teste para se preparar oficialmente para a competição, foi um momento essencial para dar os últimos retoques na programação e elaborar uma boa estratégia de jogo.
Depois de um tempinho para o almoço a competição começou a todo vapor!!!
As equipes receberam desafios extras que tiveram que cumprir durante e alguns até mesmo antes do SEPEI começar. Como tirar uma foto criativa dos membros do time com o robô (você pode conferir elas no nossos instagram @frc5800), criação de logo, grito de guerra, etc.
A rodada final aconteceu na manhã do segundo dia e as premiações foram feitas no fim da tarde na cerimônia de encerramento do evento. Os ganhadores foram:
Em primeiro lugar: Equipe EV3RAC de Itajaí, com 610.8 pontos.
Em segundo lugar: Equipe Megazord de Itajaí, com 466.2 pontos.
Em terceiro lugar: Equipe PINGU de Joinville, com 454.8 pontos.
Tendo como inspiração o prêmio “Team Spirit Award”, que nós da Magic Island ganhamos no Canadá, na First Robotics Competition de 2019, criamos para o SEPEI uma quarta premiação, a de melhor espírito de equipe!
Recebeu esse prêmio: Equipe Robotic Hunters de Caçador.
Ficamos muito orgulhosos e agradecemos a todas as equipes que participaram! Esperamos que ano que vem, na terceira edição do torneio todos estejam conosco novamente.
Apresentação do robô:
Com muito entusiasmo, pelo segundo ano seguido, recebemos as equipes AIDTEC, Roosters (FRC7033) de Medianeras – PR e a Strike (FRC6902) de Foz do Iguaçu – PR.
Junto com eles e seus robôs promovemos diversas apresentações que simulavam como foi o jogo de 2019 da maior competição de robótica do mundo!
Oficinas:
A programação do evento contou com oficinas de assuntos diversificados que foram ministradas por alunos da nossa equipe!
Sendo elas:
Oficina de Impressora 3D:
A palestra sobre impressão 3D foi apresentada pelo aluno Endy Marco da área da engenharia, que abordou desde o básico até os processos práticos da impressão.
Os participantes saíram de lá sabendo sobre os vários tipos, partes e funções da impressora 3D e a diferença dos filamentos usados na hora de imprimir, além de uma série de curiosidades sobre o assunto.
Eles viram uma impressora em prática e os que já tinham conhecimento prévio puderam compartilharam suas experiências.
Foi uma oficina interativa que contou com a parceria especial de um estudante que criou filamentos biodegradáveis a partir de celulose!!
Oficina de Arduino:
O workshop sobre Arduino foi feito pelo estudante capitão da subárea Mecânica, Leandro Knies.
A proposta era fazer demonstrações e dar uma introdução sobre o que é Arduino e como programá-lo. Depois disso, eram lançados desafios.
Como desafio os participantes tiveram que programar uma sinaleira e em seguida, com ajuda do potenciômetro, alterar os leds entre acesos e apagados.
Uma das coisas que chamou a atenção foi o público da oficina, que foi composto tanto por alunos quanto servidores do IFSC de diferentes idades.
Oficina de Lego:
Para finalizar o último dia, aconteceu a oficina de Lego, ministrada pela aluna Luisa Yumi, capitã da subárea CAD.
Como não havia disponibilidade do projetor para aquele momento, foram desenvolvidas apostilas para que pudessem visualizar o que estavam aprendendo.
A oficina foi toda adaptada no tema Indústria 4.0, o objetivo era ensinar a montar e programar uma esteira seletora com sensor de cor.
A esteira mudava o sentido de acordo com a cor da peça que passava, sendo assim uma simulação do que acontece nas linhas de produção de uma indústria.
Os participantes ficaram tão encantados com o funcionamento das coisas que a oficina que tinha previsão de 1 hora de duração, durou 1h30min!!
Agradecimentos:
Para finalizar gostaríamos de agradecer à Reitoria do IFSC pelo convite e todo o suporte, às equipes FRC e de lego, que de sua maioria vieram de longe, aos membros da nossa equipe que fizeram ao máximo para que tudo saísse perfeito e claro, agradecer também a todas as pessoas que foram lá prestigiar o evento.
Já estamos com saudade e prontíssimos para o próximo SEPEI!!