A experiência da FRC5800 no SEPEI 2019

Pelo segundo ano consecutivo nossa equipe teve o prazer de participar do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI) e organizar o II Torneio de Robótica de Lego, ministrar oficinas, apresentações e muito mais!

O evento que é sempre organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), aconteceu esse ano pela primeira vez na cidade de Chapecó, que é localizada no oeste de SC.

Tem interesse em saber com detalhes o que nós, da FRC5800, fizemos por lá? Então, não perde tempo e continua a leitura!!

O evento:

O evento é uma grande inovação para uma região que não tem a oportunidade de vivenciar experiências tecnológicas como essa todos os dias. Chapecó tem um grande número de indústrias mas ainda não é um polo tecnológico, diferente da capital, Florianópolis. 

Mas ele surpreendeu com seu tamanho e organização. Conseguiu reunir centenas de projetos desenvolvidos nos câmpus do IFSC e contou com a cobertura das maiores redes de TV de Santa Catarina. 

A gente aqui da Magic Island, até ganhou 5 minutos de fama e apareceu em reportagens da NSCtv, SBT e Ric tv.

 Falando com o pessoal do SBT

Torneio de lego:

Uma das maiores atrações foi sem dúvidas o II Torneio de lego, por mais que ele tenha durado somente dois dias, a preparação começou muitos meses antes!

Se adentrando no tema “Mundo digital e futuro do trabalho” do SEPEI 2019, o torneio propôs a temática “Indústria 4.0”.  O objetivo da competição era que as equipes inscritas construíssem uma empilhadeira autônoma feita com a plataforma LEGO MindStorms. 

Os robôs tinham que cumprir os desafios expostos pela arena que simulava uma distribuidora de produtos e era repleta de interações, como carga e descargas de pallets, locais apropriados de operação e linhas de circulação, entre várias outras.

Arena desenvolvida para a competição 

Cada interação valia uma pontuação, sendo ela positiva ou negativa:

No primeiro dia os participantes tiveram que apresentar, em até 5 minutos, o PITCH, apresentação que trazia a solução de algum problema do cotidiano que possa ser resolvido com a Indústria 4.0.

Após as apresentações as equipe tiveram acesso a arena de teste para se preparar oficialmente para a competição, foi um momento essencial para dar os últimos retoques na programação e elaborar uma boa estratégia de jogo.

Depois de um tempinho para o almoço a competição começou a todo vapor!!! 

Momento de tensão, todos concentrados no torneio

As equipes receberam desafios extras que tiveram que cumprir durante e alguns até mesmo antes do SEPEI começar. Como tirar uma foto criativa dos membros do time com o robô (você pode conferir elas no nossos instagram @frc5800), criação de logo, grito de guerra, etc.

A rodada final aconteceu na manhã do segundo dia e as premiações foram feitas no fim da tarde na cerimônia de encerramento do evento. Os ganhadores foram:

Em primeiro lugar: Equipe EV3RAC de Itajaí, com 610.8 pontos.

Equipe EV3RAC recebendo o prêmio

Em segundo lugar: Equipe Megazord de Itajaí, com 466.2 pontos.

Equipe Megazord recebendo o prêmio

  Em terceiro lugar: Equipe PINGU de Joinville, com 454.8 pontos. 

Equipe PINGU recebendo o prêmio

Tendo como inspiração o prêmio “Team Spirit Award”, que nós da Magic Island ganhamos no Canadá, na First Robotics Competition de 2019, criamos para o SEPEI uma quarta premiação, a de melhor espírito de equipe! 

Recebeu esse prêmio: Equipe Robotic Hunters de Caçador. 

Equipe Robotic Hunters recebendo o prêmio

Ficamos muito orgulhosos e agradecemos a todas as equipes que participaram! Esperamos que ano que vem, na terceira edição do torneio todos estejam conosco novamente.

Apresentação do robô:

Com muito entusiasmo, pelo segundo ano seguido, recebemos as equipes AIDTEC, Roosters (FRC7033) de Medianeras – PR e a Strike (FRC6902) de Foz do Iguaçu – PR. 

Junto com eles e seus robôs promovemos diversas apresentações que simulavam como foi o jogo de 2019 da maior competição de robótica do mundo!

Olha que lindos os três robôs juntinhos

Oficinas:

A programação do evento contou com oficinas de assuntos diversificados que foram ministradas por alunos da nossa equipe!

Sendo elas:

Oficina de Impressora 3D:

A palestra sobre impressão 3D foi apresentada pelo aluno Endy Marco da área da engenharia, que abordou desde o básico até os processos práticos da impressão.

Os participantes saíram de lá sabendo sobre os vários tipos, partes e funções da impressora 3D e a diferença dos filamentos usados na hora de imprimir, além de uma série de curiosidades sobre o assunto. 

Apresentando a impressora

Eles viram uma impressora em prática e os que já tinham conhecimento prévio puderam compartilharam suas experiências.

Foi uma oficina interativa que contou com a parceria especial de um estudante que criou filamentos biodegradáveis a partir de celulose!!

Oficina de Arduino:

O workshop sobre Arduino foi feito pelo estudante capitão da subárea Mecânica,  Leandro Knies.

A proposta era fazer demonstrações e dar uma introdução sobre o que é Arduino e como programá-lo. Depois disso, eram lançados desafios.

Como desafio os participantes tiveram que programar uma sinaleira e em seguida, com ajuda do potenciômetro, alterar os leds entre acesos e apagados.

Uma das coisas que chamou a atenção foi o público da oficina, que foi composto tanto por alunos quanto servidores do IFSC de diferentes idades.

Tirando as dúvidas sobre arduíno 

Oficina de Lego:

Para finalizar o último dia, aconteceu a oficina de Lego, ministrada pela aluna Luisa Yumi, capitã da subárea CAD.

Como não havia disponibilidade do projetor para aquele momento, foram desenvolvidas apostilas para que pudessem visualizar o que estavam aprendendo.

Apostilas desenvolvidas para a oficina

A oficina foi toda adaptada no tema Indústria 4.0, o objetivo era ensinar a montar e programar uma esteira seletora com sensor de cor.

A esteira mudava o sentido de acordo com a cor da peça que passava, sendo assim uma simulação do que acontece nas linhas de produção de uma indústria. 

Os participantes ficaram tão encantados com o funcionamento das coisas que a oficina que tinha previsão de 1 hora de duração, durou 1h30min!!

Agradecimentos:

Para finalizar gostaríamos de agradecer à Reitoria do IFSC pelo convite e todo o suporte, às equipes FRC e de lego, que de sua maioria vieram de longe, aos membros da nossa equipe que fizeram ao máximo para que tudo saísse perfeito e claro, agradecer também a todas as pessoas que foram lá prestigiar o evento.

Já estamos com saudade e prontíssimos para o próximo SEPEI!!

Equipe reunida no encerramento do evento

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou do post? Deixe um comentário!

Fechar Menu
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR