Muito além da competição, a temporada de uma equipe FRC é repleta de atividades! Para entender um pouco melhor de tudo que fazemos ao longo dela, te convido a embarcar nessa leitura.
Em primeiro lugar, é importante entender quando se inicia e quanto tempo dura uma temporada para nossa equipe.
Bem, a nossa temporada se inicia em Julho e tem o período de um ano, finalizando a temporada em junho do ano seguinte.
Agora que você já sabe o que chamamos de temporada, está na hora de ver um pouco do que fazemos dentro dela.
Basicamente separamos a temporada em 3 períodos: temos a Off-season, a Build Season e a competição.
Cada um deles tem atividades totalmente diferentes, e é sobre isso que vamos falar a partir de agora!
Off-season:
Damos o nome de off-season a tudo aquilo que acontece fora do período de construção do robô e competição. Ela se inicia em junho e acaba em dezembro.
Processo seletivo:
Em um primeiro momento, nosso foco é fazer o processo seletivo e renovar os membros da equipe, pois precisamos de uma equipe completa e motivada para dar conta de todas as demandas de uma temporada.
O nosso processo seletivo é bem completo e conta com a colaboração de praticamente todos os membros e mentores, pois nele os participantes aprendem sobre o universo FIRST, as áreas da nossa equipe, as funções e objetivos do projeto e muito mais, fazendo com que no mês de julho esta seja quase que a única atividade em andamento.
Capacitações internas:
Em agosto, já com a equipe completa, está na hora de fazermos as capacitações, que são de suma importância para o bom funcionamento da equipe. Vale ressaltar que a capacitação acontece para todos os membros, inclusive os antigos, pois nosso projeto conta com diferentes áreas do conhecimento e sempre temos algo a aprender e melhorar em cada uma delas.
Com o foco na aprendizagem, as capacitações internas tornam a equipe cada vez mais preparada para a competição, já que o número de alunos especializados em CAD, eletrônica, PID, mecânica, programação aumenta a cada capacitação.
Disseminação da robótica e desenvolvimento técnico:
Após o período de capacitação interna, buscamos cumprir com um de nossos principais objetivos como equipe FIRST, que é a disseminação da robótica; ela acontece ao mesmo tempo em que nossas áreas técnicas estão trabalhando numa capacitação avançada, fazendo testes e construindo protótipos. Mas vamos por partes para não ficar confuso!
A disseminação da robótica acontece de diversas formas, desde publicações nas redes sociais, a participação e criação de eventos de robótica.
Se você está lendo este texto, é porque provavelmente nos acompanha nas redes sociais, então já deve ter ouvido falar do SEPEI, SEURS, SNCT e das nossas participações em cada um deles, mas se nunca ouviu falar, vou me estender um pouco mais neste item.
Sempre buscamos dar o melhor em cada oportunidade que temos de mostrar o nosso trabalho e falar de robótica.
Foi assim nos SEPEIs que participamos, onde além de levar nosso robô e algumas oficinas, também criamos um torneio, dando a oportunidade dos estudantes terem um contato prático com a robótica.
Nossas participações no SEURS e na SNCT são sempre bem intensas, levamos um robô montado, e não apenas falamos de robótica, como também criamos experiências para que os alunos possam interagir e se interessar ainda mais por esse imenso universo.
Além dos eventos de disseminação, também existem as competições fora de temporada, chamadas “off season”, onde já participamos três vezes: uma na China, uma na Austrália e outra em Porto Alegre, chegando a grande final!
Mas se engana quem acha que dependemos de eventos para mostrar nosso trabalho. Também nessa época do ano marcamos visitas em nosso projeto, ministramos oficinas e workshops das áreas da STEM para alunos da rede pública e visitamos empresas e centros de tecnologia para trocar experiências.
Fazemos isso porque acreditamos que cada ação dessa ajuda a mudar a realidade de quem acha que robótica é coisa de outro mundo.
No meio de tantos eventos, temos uma decisão importante para tomar em outubro, que é a escolha de qual a próxima regional que iremos participar. É sempre um momento de muitas expectativas e planos, que nos dá uma pequena amostra de como será a próxima competição.
Em paralelo a tudo isso, como disse no início deste item, nossas áreas técnicas (engenharia e programação) estão trabalhando com protótipos e testes avançados, a fim de se preparar bem para o período de build season, que já está se aproximando.
Com o desenvolvimento técnico em andamento e tantos eventos, este período costuma passar muito rápido, e quando percebemos, já estamos em dezembro.
Preparação e férias:
No início do mês de dezembro verificamos as documentações dos alunos que irão viajar, fechamos as reservas de carro e casa, organizamos o laboratório e as ferramentas. Basicamente deixamos tudo pronto para o início da build season, quando nosso foco deve estar inteiramente na construção do robô.
Finalizando esta preparação, nossos membros têm duas semanas de férias para aproveitar a família e renovar as forças para a build season!
Build season:
A build season é quando colocamos a mão na massa! Tudo começa no primeiro sábado de janeiro, no kickoff, evento que apresenta o desafio da temporada. A partir da transmissão, começamos a pensar em estratégias e desenhar protótipos, além de já iniciar a confecção da arena de teste, afinal, vamos precisar validar nosso robô e para isso precisamos de uma cópia da arena.
A partir do kickoff temos entre 6 a 12 semanas, dependendo da regional que escolhemos, para construir o robô e prepará-lo para viagem, por isso precisamos de uma equipe focada e ágil para resolver todos os problemas e cumprir o cronograma.
São semanas de tirar o fôlego, e dia após dia vamos trabalhando para que tenhamos um robô funcional e competitivo para levar à competição. Sem falar, é claro, nas preparações para as apresentações de prêmios como o dean’s list (prêmio que reconhece os alunos destaque, com os valores da FIRST) e o chairman’s (prêmio que reconhece a equipe destaque, com os valores da FIRST), que exigem muita dedicação.
Ao final da build season, embalamos o robô e organizamos as malas para a viagem rumo a competição!
Competição:
A competição é o momento de maior êxtase da temporada, a sensação de estar lá é indescritível… Um momento de realização ímpar para cada jovem que saiu do sul da América Latina para representar o Brasil na maior competição de robótica do mundo. Todos querem dar o seu melhor e fazer valer o trabalho de toda uma temporada.
Não pense que é só alegria, a competição é o momento que exige mais atenção e preparação, temos que saber controlar as emoções e trabalhar duro para cumprir todas as atividades que a competição exige, como: Preparação do PIT (espaço para manuseio do robô), análise das outras equipes, elaboração de estratégia para cada partida, troca de baterias, apresentação de prêmios, além de eventuais manutenções no robô.
O momento mais mágico é quando nosso robô está na arena: com nosso robô indo de um lado para o outro, fazendo o que foi projetado para fazer, com membros na arquibancada fazendo anotações e o com o drive team (time composto por: piloto, copiloto, jogador humano e técnico) trabalhando a todo vapor para que nossa aliança seja a vencedora da partida.
Com certeza a competição é um assunto para muito mais que apenas um tópico neste texto, tentar sintetizar um momento de tantas coisas para se falar não é uma tarefa fácil. Mas posso afirmar que cada momento em que estive na competição está guardado em minha memória, cada conversa, cada detalhe, cada interação são dignos de um texto só para si, pois o universo que é a FIRST e as oportunidades que lá surgem, só participando para entender.
Por fim chegou o momento de fazer as malas e embarcar rumo a nossa casa. Este é um momento que para cada competição tem um sabor diferente e um aprendizado imenso, pois não se trata apenas de ganhar ou perder, mas de darmos o nosso melhor e aproveitarmos cada instante para crescermos ainda mais.
Não pense que este é um “papo de consolo”, pois em cinco anos de história, ganhamos 4 prêmios nas competições que participamos!
Off-season Pós competição:
Após duas semanas de férias pós competição, está na hora de avaliarmos os resultados da temporada, fazer feedbacks, elencar possíveis melhorias, cumprir contrapartidas de parcerias e disseminar a robótica e a tecnologia.
De todas as atividades que fazemos nesse período, posso destacar a visita às empresas para apresentar nossos resultados, e as diversas reuniões em busca de melhorias para o projeto.
Logo estamos em julho novamente, chegando na hora de fazermos um novo processo seletivo e iniciarmos uma nova temporada!
Seria muito bom se o que você leu até aqui fosse tudo, mas além de todas essas atividades temos mais uma muito importante que deixei para falar por último.
Arrecadação de verba:
Exatamente! Deixei esta por último porque não é possível encaixa-lá em nosso cronograma, já que nos dedicamos todos os períodos do ano para conseguir dinheiro para a equipe.
Uma atividade vital para nosso projeto é a arrecadação de verba, a qual fazemos através de eventos beneficentes, venda de produtos personalizados e parcerias com empresas. Nos esforçamos o ano inteiro para que tenhamos dinheiro suficiente a fim de custear a temporada, que não é barata já que envolve o desenvolvimento de um robô e viagens internacionais.
Mesmo com todas as dificuldades, sempre trabalhamos focados e buscamos atingir nosso objetivos. Outra forma que utilizamos para gerar receita é a vaquinha online, onde pessoas que simpatizam com nosso projeto podem fazer pequenas doações esporádicas ou mensais para a manutenção de tudo que fazemos, afinal, temos que ter criatividade para tornar sustentável um projeto tão diferenciado como esse.
Para ver a temporada acontecendo em tempo real, basta nos acompanhar nas redes sociais, todas @frc5800. Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais da nossa equipe, até a próxima!