Como foi o SEPEI para os integrantes da única equipe FRC de Santa Catarina

 

O auditório principal do evento estava lindo!

Já ouviu falar do SEPEI?

O SEPEI é o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação que o Instituto Federal de Santa Catarina promove todos os anos na intenção de apresentar projetos de todos os câmpus para a comunidade do IFSC.

Mas o que isso tem a ver com a nossa equipe?

Tudo! A FRC5800, por estar localizada em um câmpus do IFSC e por ser um projeto inovador 100% realizado por alunos, teve grande importância nesse evento.

Nós promovemos oficinas, apresentações e até mesmo um torneio de robótica!

 

Esse é o Teliká, nosso robô feito para o SEPEI, bonito né?

Como nos preparamos para que tudo saísse perfeito?
Dois meses antes do evento iniciamos o projeto de um novo robô para cumprir o desafio da first proposto nesse ano.

Sim, outro robô!

Por quê? Pois além de nos ajudar a aprimorar, testar e superar nossos empecilhos, tínhamos o objetivo de desenvolver o robô mais eficiente possível para realizar as ações do jogo.

Passamos muitos dias tendo ideias, desenhando e prototipando como se estivéssemos indo competir para valer!
Além disso, produzimos parte da arena nas mesmas dimensões que a original para que as equipes convidadas pudessem apresentar seus robôs.

Ainda nesse tempo, criamos a proposta do torneio de robótica todo com a plataforma lego e escrevemos o regulamento de acordo com a aplicação cotidiana na segurança no trânsito.

Incentivando alunos dos câmpus do IFSC a conhecer e entrar no mundo da robótica.

Apresentando outras equipes FRC

Pra começar a falar das outras equipes vou explicar um pouco da AIDTEC.

Essa sigla diz respeito a Associação Internacional de Desenvolvimento que representa investe em diversas equipes de robótica no mundo todo sem qualquer tipo de fim lucrativo.

Agora sim posso falar das visitas que recebemos durante o SEPEI.

Convidamos a equipe 1772 Brazilian Trail Blazersdo Rio grande do Sul e as equipes 6902 S.T.R.I.K.E e 7033 Roostersdo Paraná para participarem de uma apresentação FRC como parte do nosso evento.

 

Olha só o Lauro, a Pâmela, o Bruno e a Letícia, mentores das 4 equipes que estiveram presentes aqui em Florianópolis para o evento do IFSC

O objetivo era mostrar um pouco do que é a competição e expor a FRC da maneira mais simples, mostrando o que fazemos e porque fazemos.

Já que sobre a nossa equipe eu já falei bastante, vou falar um pouquinho de cada uma das que estiveram conosco nesses 3 dias de SEPEI:

  • 1772  The Brazilian Trail Blazers: Equipe que já participa da competição há 13 anos, possui 36 integrantes, entre eles 22 alunos de escolas públicas da região e 14 mentores já cursando o ensino superior. Se dividem em áreas, como por exemplo Mecânica, Programação e Comunicação. Já competiram em países como China, Estados Unidos, Austrália e Canadá, conquistando diversos prêmios importantes.

  • 6902 S.T.R.I.K.E: Criada em agosto de 2017, a equipe possui 25 integrantes de escolas públicas e privadas de Foz do Iguaçu, ganhou prêmios como Rookie All Star, dado para a melhor equipe iniciante, na regional de Montreal no Canadá, além de participar da championship em Houston nos Estados Unidos.

  • 7033 Roosters: Equipe com menos de um ano, localizada em Medianeira-PR. Participaram da regional de Rochester-NY e têm alunos de escola pública e privada e atualmente possuem cerca de 20 membros, entre eles mentores e voluntários. Se encontram 3 vezes por semana em uma escola da região para organizarem e realizarem as tarefas.

Oficina de lego e Solidworks

 


Uma das nossas oficinas de lego acontecendo e o pessoal nem olhou para a foto de tão concentrados, será que eles curtiram a oficina?

Que a plataforma lego é muito lúdica e divertida todo mundo já sabe, mas você sabia que existe um lego específico para robótica?

Então, ele existe, e é o que utilizamos para apresentar a robótica para pessoas que nunca tiveram contato com coisas desse tipo.

Com essa plataforma que é de fácil utilização e entendimento, tanto da parte da programação quanto da parte da montagem, realizamos oficinas básicas para os interessados utilizando sempre possíveis aplicações no cotidiano.

Como por exemplo a criação de um robô seguidor de linha para otimizar a distribuição de remédios em um hospital, priorizando, além da eficiência, o cuidado com o ambiente e com as pessoas.

Já o SolidWorks é um programa utilizado para desenvolvimento de peças, montagens e desenhos mais na área mecânica, nele podemos fazer desde coisas como engrenagens até robôs inteiros.

E a parte mais legal é, podemos imprimir as peças projetadas em impressoras 3D!

Essa oficina é mais voltada para o público que já têm interesse e já teve contato com coisas parecidas.

Mas calma aí, nada impede de uma pessoa que nunca viu nada parecido participar, ainda mais que a oficina é apenas uma introdução à modelagem 3D.

Ta, mas por que vocês fazem essas oficinas?

Basicamente para mostrar um pouquinho, mas bem pouquinho mesmo, do que a gente utiliza para trabalhar e desenvolver muitas coisas e também uma pontinha desse universo inteiro que é a robótica.

Torneio de lego

Partindo das oficinas, resolvemos criar um torneio de lego, para todos os interessados dos diversos câmpus do IFSC.

Propusemos um desafio com regras que buscavam a solução de um problema cotidiano: A segurança no trânsito!

As regras beneficiavam as equipes que colocavam a segurança acima da velocidade.

Além dos robôs e da programação, cada equipe apresentou também uma proposta de intervenção para esse problema que põe em risco a vida de muitos.

Muitas equipes foram criadas apenas para o torneio, porém agora pretendem se manter, competindo na olimpíada brasileira de robótica e também em outras competições da área.

Montamos 3 arenas para que os robôs seguidores de linha mostrassem sua eficiência em diferentes trajetos, utilizando as interações em diferentes locais.

Fizemos uma faixa de pedestres, uma sinaleira no vermelho e no amarelo e até uma cancela!

 

O pessoal da organização montando uma das arenas! 

O torneio foi o maior sucesso!

Ah, e sabe o que mais?

Uma galera do câmpus Itajaí curtiu demais os robôs e pretende criar uma equipe FRC lá!

Não é legal?

Pessoas que mal tinham contato com a robótica estão tornando-a parte das suas vidas!

O nosso muito obrigado

 

Alguns integrantes da nossa equipe com o André e com a Maria Clara, pró reitor de extensão e reitora do IFSC. 

Como gratidão é tudo, gostaríamos de agradecer a reitoria do IFSC, vocês foram extremamente atenciosos e cuidadosos para que nada nos faltasse e tudo saísse perfeito durante cada dia de evento.

Também somos gratos a todas as pessoas que nos prestigiaram, participando, mandando boas energias e conhecendo um pouco mais do que fazemos com todo o amor do mundo. Obrigada à todas as equipes, sendo de lego ou FRC, que vieram de longe para divulgar a robótica e compartilhar um pouco de seus conhecimentos com a gente. Ah, e não podia deixar de fora o agradecimento a todos os membros da nossa equipe, sem vocês isso tudo não seria possível. Obrigada por cada minuto de dedicação de cada um para que esse evento se tornasse memorável.

 

Pessoal que veio de longe conhecer e participar do evento com a gente! E claro que tem alguns dos nossos aí também!

O SEPEI 2018 vai ficar pra sempre na história da nossa equipe. Que este tenha sido o primeiro de muitos!

E nada melhor que ver um vídeo compilado de como foi tudo né?

Então aperta o play e veja como foi tudo:

https://youtu.be/HVCSAFaym7s

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou do post? Deixe um comentário!

Fechar Menu
pt_BRPT_BR