O que é FIRST?

Se você acompanha nosso blog ou nossas redes sociais com certeza já nos viu falando sobre a FIRST várias vezes. 

Mas aí nos questionamos…. Será que todas as pessoas sabem o que é FIRST? 

Para acabar com essa dúvida e deixar todo mundo especialista quando esse for o assunto, trouxemos aqui um texto onde vamos contar tudinho o que sabemos sobre ela para você. 

Então, se quiser aprender mais é só continuar a leitura!!

Fundação

A FIRST é uma organização estadunidense sem fins lucrativos. Ela foi fundada em 1989 na parceria entre o inventor e empreendedor Dean Kamen e o engenheiro Woodie Flowers.

Fundadores Woodie Flowers e Dean Kamen 

A sigla FIRST significa “For Inspiration and Recognition of Science and Technology” que pode ser traduzida como “Para a Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”.

Missão, visão e valores

A ONG foi criada com o objetivo principal de inspirar os jovens dos Estados Unidos a se tornarem líderes na ciência e na tecnologia. Mas com o passar do tempo o projeto se expandiu, e hoje, a organização envolve mais de 780 mil jovens e voluntários de todo o mundo. 

Sua missão, além de engajar os jovens nas áreas da STEAM (sigla do inglês que significa “Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é inspirar inovação e promover capacidades de vida, como autoconfiança, comunicação e liderança

Ao longo dos anos, vem transformando a vida dos jovens com a robótica, tornando assim algo acessível e concreto, tirando a ideia de que é preciso ser um grande engenheiro da NASA para aprender a programar ou construir um robô.

Ela tem duas principais filosofias que são aplicadas em suas competições :

  • A Coopertition, termo que foi patenteado pelo próprio Dean, que mostra que as equipes podem cooperar e ajudar umas as outras ao mesmo tempo que competem.
  • E o Gracious Professionalism, que ensina que se deve competir com toda a garra, mas sempre tratando todos com respeito e gentileza.
Pessoal da FRC5800 e FRC1772 mostrando na prática a Coopertition

Outros de seus valores são:

  • Descoberta: Para que sejam exploradas novas habilidades e ideias.
  • Inovação: Usar a criatividade e persistência para resolver problemas. 
  • Impacto: Aplicar o que aprendeu para melhor o mundo.
  • Inclusão: Respeitar o outro independente das diferenças.
  • Trabalho em equipe: As pessoas são mais fortes quando trabalham juntas.
  • Diversão: Se divertir e celebrar o que você faz!

Modalidades

Crianças e adolescentes de 6 a 18 anos participam de competições organizadas pela FIRST. Para que se tenha o aproveitamento máximo, as competições são divididas em 4 modalidades, sendo elas:

FLL Junior

     A First Lego League Jr. (FLL Jr) propõe desafios não competitivos para crianças de 6 a 10 anos,  consistindo na criação de projetos de pesquisa usando lego e ilustrações, assim, iniciando as primeiras experiências com robótica e  trabalho em equipe, impactando logo cedo seu desempenho escolar. 

Participantes da modalidade FLL Jr.

FLL 

     Na  First Lego League (FLL) os integrantes têm entre 9 a 14 anos, diferentemente  da FLL Jr, a equipe deve desenvolver um robô, utilizando a plataforma LEGO® MINDSTORMS®, programar e testar ele. Proporcionando aos jovens capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico.

Equipe FLL Legosos e Furiosos do Sesi de Uberlândia (MG)

FTC

 Já a First Tech Challenge (FTC) é formada por equipes com cerca de 15 integrantes de 12 a 18 anos, que tem o objetivo de construir robôs feitos em alumínio, sendo eles de pequeno ou médio porte, na competição são adquiridas habilidades que auxiliam na vida pessoal e acadêmica do aluno.

 Equipe FTC Jedi’s no Festival Sesi de Robótica 2019.

FRC

    E por último temos a  modalidade que amamos e participamos, a First Robotics Competition (FRC). 

Atualmente, já existem quase 8.500 equipes FRC.  Elas trabalham com jovens de 14 a 18 anos e desafiam os alunos a construírem, programarem e testarem um robô de grande porte feito basicamente de alumínio e afins. A categoria estimula a partir de prêmios variados o conhecimento nas áreas da engenharia, programação e marketing. 

    As competições FRC ocorrem primeiramente a nível regional, durante 7 semanas, em países como Estados Unidos, Turquia, Canadá, Austrália e México e os ganhadores de cada regional, ou de alguns prêmios, ganham o direito de participar da Championship, que é o mundial que ocorre em Houston, TX, USA e também em Detroit, MI, USA. 

Nossa equipe, FRC5800 🙂

Mais que um robô

A FIRST é só uma abertura para algo muito maior!

Não é só a construção de um robô, é um esporte para cérebro,  é a criação de amizades especiais, é a inspiração para os que serão os futuros engenheiros, médicos e pesquisadores e acima de tudo, é a universalização do conhecimento para todos, feita pelas equipes por meio  da disseminação da STEAM nas comunidades.

Nossos eventos gerando não só novos conhecimentos, mas também, sorrisos.

Por isso, deixamos aqui nossos agradecimentos para as pessoas que dedicam o seu tempo para que a FIRST continue existindo e  estimulando os jovens dias após dia a seguirem no rumo da ciência e tecnologia.

Somos muito felizes por poder fazer parte de um projeto como esse e esperamos e nos empenhamos para que em futuro próximo existam bem mais equipes aqui no Brasil e mais pessoas possam vivenciar isso!  

Deixe aqui nos comentários o que achou sobre a FIRST e não esqueça de nos acompanhar no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin (todas @frc5800).

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou do post? Deixe um comentário!

Fechar Menu
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR