Introdução sobre Sistemas de Controle PID

Você já ouviu falar sobre sistema de controle?

O próprio nome já assusta né? Mas não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças como parece!

Esse texto é justamente para você que não sabe nada sobre esse tema! Nós sintetizamos tudo da forma mais simples possível para a sua compreensão!

O QUE É?

Na correria do dia a dia, você entra num elevador, aperta o andar desejado, e em questão de segundos, chega no seu andar destino, exatamente onde era esperado. Ou entra no seu carro, liga o piloto automático, e dirige constantemente na velocidade configurada.

Mas você já parou para pensar o que é implementado para que tenhamos uma precisão tão grande nessas simples ações do nosso cotidiano?

Por trás disso tudo, existe um sistema de controle, responsável por fazer os ajustes necessários para que os objetivos sejam alcançados de forma rápida e eficiente, sem que haja oscilação no sistema.

Imagine você e seu amigo dentro de um elevador (sem sistema de controle), entra mais duas pessoas, por existir mais peso, ele não vai se comportar da mesma forma, vai ficar mais lento, demorar mais para chegar no andar desejado, ficar oscilando entre os andares até realmente conseguir parar. Ou mesmo uma situação contrária, apenas uma pessoa no elevador, ele ia ficar muito rápido e também oscilar até chegar no objetivo.

Você já imaginou se isso realmente acontecesse? Poderia resultar em vários acidentes, como já aconteceu na vida real!

Se liga nessa matéria!

https://m.megacurioso.com.br/acidentes-estranhos/44554-homem-sofre-terrivel-acidente-em-elevador-descontrolado-no-chile.htm

Diferença entre elevador sem sistema de controle e com sistema de controle

E é justamente para evitar esse tipo de comportamento que servem os sistemas de controle! Eles garantem o funcionamento preciso, rápido e correto para a máquina, em variadas situações! Mas afinal, como isso é possível?

FUNCIONAMENTO

Dentre todos os sistemas de controle, o mais utilizado na área industrial, robótica e afins é o PID! Como indica o seu próprio nome, ele significa PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVA.

Essas são constantes matemáticas, que depois de muito cálculo envolvido, devolvem valores, que são enviados para um motor, por exemplo.

Existem diversos métodos para ajustar essas constantes e torná-las ideal para o determinado tipo de sistema, mas aí a gente entra em uma parte bem mais complexa, deixamos para um próximo post!

SISTEMA DE CONTROLE NA ROBÓTICA

Nas nossas competições, participamos de diversas partidas. Elas duram 2:30min, sendo os primeiros 15 segundos operados de forma autônoma. Ou seja, o robô não pode ser controlado pelo piloto, todas as ações que ele fizer durante esse tempo devem ser programadas.

E é principalmente aí que nós implementamos os sistemas de controle PID, para fazer com que o robô atinja determinadas posições, ou mesmo velocidades, sem oscilações, de forma rápida e precisa.

Essa foi uma introdução bem básica. Mais para frente vamos trazer posts complementares!  Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou mande mensagem em nossas redes sociais, é só procurar por @frc5800!

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostou do post? Deixe um comentário!

Fechar Menu
pt_BRPT_BR